Sobre o Projeto

O projeto “Arte ao alcance de Todos” tem como principal objetivo, o resgate do patrimônio artístico-cultural da cidade de Presidente Prudente, compactado-o num banco de dados, para ser implantado na Biblioteca Municipal de Presidente Prudente, na Biblioteca da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNESP e disponibilizado na Internet.

O “Arte ao alcance de todos”, promove um resgate da memória e do movimento artístico e cultural da cidade de Presidente Prudente e propõe também uma aproximação das pessoas com a arte, possibilitando uma reflexão sobre a importância da arte para a sociedade, que pode vir a percebê-la como um celeiro repleto de expressão e reflexão que dá sentido às suas práticas cotidinas.

O projeto propõe ainda uma percepção da arte para além de suas funções comerciais e mercadológicas, e de mero entretenimento rotineiro e alienante, contribuindo para o conhecimento de várias formas de expressões artísticas, diferentes das usualmente difundidas pelos meio midíaticos, de acordo com suas concepções, significações, valores e intenções.

Estimula uma valorização e incentivo das manifestações e práticas artísticas, por parte do Poder Público municipal e de toda comunidade, que juntos podem criar condições para ampliar a aproximação das pessoas em relação à arte.

A própria razão para a execução deste projeto cumpre uma interface importante, comparecendo como uma espécie de porta-voz dos anseios e insatisfações daqueles que premem por uma política cultural mais justa para a cidade.

Como expressão máxima desse processo pode-se citar, por exemplo, a emergência da Federação Prudentina de Teatro, em 2001, como estratégia de emancipação e reconhecimento dos artistas prudentinos que se preocupavam com o fazer teatral neste município.

É também neste momento que o projeto recebe manifestações de congratulações de vários órgãos e centros culturais municipais pelo seu relevante papel junto à sociedade prudentina. Tal reconhecimento culminou com uma homenagem da Câmara Municipal de Presidente Prudente, logo após a entrega do banco de dados na versão Access.

Vale destacar a importância confiada pelos artistas entrevistados à realização deste projeto de extensão que, segundo eles, já não sem tempo vem preencher uma lamentável lacuna.